EDUCAÇÃO FÍSICA

e esportes

ALIADOS PARA UMA INFÂNCIA E JUVENTUDE SAUDÁVEIS

O Departamento de Educação Física do Colégio Diocesano Santa Luzia (DEFID) tem o objetivo geral de despertar nos alunos o interesse em atividades e exercícios corporais,

criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si e de outros indivíduos.

Basquete
Volei
Handebol

Tênis de Mesa
Karatê
Xadrez

Jiu-jitsu
Capoeira
Atletismo
Dança

Respeito, dignidade e solidariedade

Os momentos de recreação e jogos esportivos estimulam o aluno a ter atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade com o próximo, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição da cultura corporal dos diferentes grupos, transfazendo em meios para o convívio.

No Diocesano Santa Luzia, as modalidades esportivas como atividades também trabalham os preceitos da infância e juventude.

A prática esportiva estimula a participação nas mais diversas competições escolares como:

• Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS);
  • Jogos das Juventude do Rio Grande do Norte (JUVERNS);
  • Jogos Interdiocesanos do Nordeste,
  • e Jogos Escolares Padre Sátiro.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas e afetivas

Por meio de conteúdos aplicados de forma lúdica, desenvolvemos um cronograma de práticas recreativas nas aulas de Educação Física, para as crianças do Infantil e Fundamental Anos Iniciais.

Essas experiências possibilitam que, no processo de desenvolvimento, eles conheçam seus limites através da linguagem corporal e descubram suas capacidades motoras, cognitivas e afetivas.

A Educação Física é pensada a partir de atividades que fazem conexão com a vida das crianças, de modo a dar significado às pessoas e objetos com os quais elas se relacionam no dia a dia.

Durante as aulas uma vez por semana as crianças têm mais facilidade para alcançar o desenvolvimento corporal, aliado aos benefícios provocados na saúde, qualidade de vida e bem-estar.