NOVAS FORMAS DE RELAÇÃO COM O MUNDO, NOVAS POSSIBILIDADES

do 1º ao 5º ano
disponibilizamos espaços e oportunidades
de interpretar e transformar

a sociedade, a natureza em benefício do bem-estar pessoal e coletivo, desenvolvendo a capacidade de criticidade, criatividade e principalmente corresponsabilidade.

Valorizamos
as situações lúdicas
de aprendizagem


Esta é uma etapa da educação básica que está entre dois momentos importantes. O estudante sai da Educação Infantil para dar início a uma nova jornada, que culminará no Ensino Médio.

Por conta disso, é importante compreender como cada uma dessas fases contribui para a formação da criança, especialmente na valorização das situações lúdicas de aprendizagem, em articulação com as experiências vivenciadas nos primeiros anos de escola.

É importante ressaltar as experiências quanto ao desenvolvimento, pelos alunos e alunas, de :

de testá-las,
de refutá-las,
de elaborar conclusões,
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em uma atitude ativa
na construção
de conhecimentos.

Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

Ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação,

elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.

Os alunos e alunas se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas.

As experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias,

seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas.

O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas,

de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação,

possibilita ampliar a compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.

As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestados pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais complexas

e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nos três últimos anos

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A progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender;

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Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

PROJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Na concretização dos objetivos de aprendizagem o Ensino Fundamental Anos Iniciais desenvolve projetos de ensino e aprendizagem que envolvem a participação das crianças como protagonistas.
  • LIBERDIÓ

    É um projeto guarda-chuva de leitura que transversaliza a formação da educação infantil ao ensino médio. Nos anos iniciais desenvolve-se vários sub-projetos vinculados ao Liberdió como: O Circuito de Leitura, Contação de histórias e poesias embaixo da mangueira, Encontro do Autor com o leitor, Sarau de poesias, São João literário, Apresentação dos livros paradidáticos na praça entre outros que encantam as crianças estimulando a leitura.
  • XADREZ

    O xadrez é um grande instrumento educativo e é uma ferramenta pedagógica de desenvolvimento de inúmeras habilidades e potencialidades exigidas pelos estabelecimentos de ensino para o desenvolvimento de seus educandos. uma atividade cuja natureza oferece diversão, entretenimento e sentimento. Um esporte que envolve raciocínio e criatividade, pois, além de proporcionar prazer, é também um jogo que trabalha a imaginação, concentração e cálculo, características consideráveis e exigidas por muitos professores em sala de aula.

ESTUDE NO DIOCESANO

Ensino Fundamental | Anos Iniciais | 1º ao 5º ano

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TURMAS

Matutino

7h - 11h30

Vespertino

13h - 17h30

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