PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Colégio Diocesano Santa Luzia destina-se não apenas à formação dos educandos, variando em conteúdo e métodos, mas segundo as fases do seu desenvolvimento, e tem ainda por finalidades:

Meninas em uma feira do Diocesano

Anos Finais

FUNDAMENTAL

FORMAÇÃO INTEGRAL
DOS EDUCANDOS

Alunos observando um experimento

e a autonomia em reconstruir conhecimentos pertinentes, atuais e significativos,

Buscamos proporcionar aos alunos a construção do saber no decorrer da sua formação

a fim de torná-los cidadãos críticos, criativos e responsáveis.

Na inserção de nossos alunos e alunas, nesta nova fase de sua vida escolar, estes se deparam com desafios mais complexos, principalmente com a adaptação das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.

Fase de intensas mudanças

Os discentes estão vivenciando uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais.

Alunos fazendo prova em sala de aula

observar, admirar, compreender, apreender, interpretar e analisar os fatos e a realidade natural e social,

CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS

Aluno observando no microscópio
Aluno e professora plantando uma muda de manjericão

em todas as áreas do saber, de forma sistemática, progressiva e contínua, através de atividades que os levem a

além de desenvolver competências e habilidades necessárias à intervenção adequada nesta mesma realidade.

nas dimensões do saber, saber fazer, ser e conviver.

Favorecer a ampliação do conhecimento

Proporcionar aos educandos a oportunidade de articular

como forma de interagir com o meio, face aos novos conhecimentos adquiridos e à luz da fé e dos valores cristãos.

Alunos conversando com uma senhora

Desenvolver o espírito crítico

que compõem o currículo escolar de modo a propiciar aos educandos uma visão ampla do mundo e do caráter social e político das ciências.

Relacionar as áreas

que possibilitem não só o desenvolvimento físico e motor, como também o domínio do próprio corpo e seus movimentos, a consciência corporal, a inserção do corpo como elemento de identidade pessoal, social e de convivência, além das habilidades de organização e do viver em grupo.

Oportunizar experiências

PROJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Alunos do auditório Padre Mota fazendo revisão com professor

Com encontro semanal, o laboratório de redação se propõe a corrigir os textos indicado pelos professores com a metodologia ENEM e vestibulares tradicionais. Corrigir os textos de forma pessoal e com devolutiva.

Laboratório de Redação

Aluna fazendo avaliação

O desenvolvimento da ortografia constitui um dos principais desafios para os educadores, quando planejam um programa de aprendizado e desenvolvimento da escrita. “Dominar a ortografia” é uma expressão que significa que os escrevem escrevem com precisão e na ordem apropriada. Inclui também o uso dos acentos gráficos, do til, da cedilha, dos sinais auxiliares da grafia – hífen e apóstrofo – e dos sinais de pontuação.

Ortografando

Na concretização dos objetivos de aprendizagem o Ensino Fundamental Anos Iniciais desenvolve projetos de ensino e aprendizagem que envolvem a participação das crianças como protagonistas.

Oficina de Redação

Com encontro semanal, a oficina de redação se propõe à elaboração de textos e corrigi-los com um olhar do corretor dos exames externos como ENEM e vestibulares tradicionais. Identificar os estilos textuais, debater com propriedade sobre os assuntos abordados e corrigir os textos com afinco na nota e correção.

Aula de Campo

De acordo com o Carbonell (2002), os espaços fora da sala de aula despertam a mente e a capacidade de aprender, pois se caracterizam como espaços estimulantes que, se bem aproveitados, se classificam como um relevante cenário para a aprendizagem. Sendo assim, compreendemos que a aula de campo é um importante recurso didático na construção do conhecimento, articulando a teoria à prática tornando a aprendizagem mais siginificativa.

Gincana Bíblica

Em setembro, a Igreja Católica celebra o mês da Bíblia, quando nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada.

O Colégio Diocesano Santa Luiza festeja esse mês com uma Gincana Bíblica, que desperta os valores humanos como justiça, fraternidade, autenticidade, respeito, amor e solidariedade, a partir de conhecimentos bíblicos, buscando o exercício consciente da cidadania através de ações solidárias. Além de proporcionar o conhecimento da Bíblia de forma mais dinâmica e criativa.

Alunos encenando a ceia de Jesus

Projeto de Transição

O Projeto de Transição do Fundamental Anos Finais objetiva acolher os estudantes no processo de transição do 5º Ano do Fundamental Anos Iniciais para o 6º Ano e encaminhar os alunos e alunas do 9° Ano para a 1° Série do Ensino Médio.

ESTUDE NO DIOCESANO

Ensino Fundamental  |  Anos Finais do 6º ao 9º ano